Palestras tradicionais e palestras SIPAT em Timbó e cidades vizinhas.
Nessa aula em vídeo online, temos o que é a AIDS e outras IST, a diferença entre HIV e AIDS, sintomas e tratamentos, como prevenir as IST.
Palestra Timbó | AIDS e outras IST | Minipalestra online | SIPAT Online
Olá, seja bem-vindo e obrigado por estar aqui. Nesse vídeo, temos o tema AIDS e outras IST. Veremos o que são, como são transmitidas e principalmente os cuidados básicos para prevenção.
Uma infecção sexualmente transmissível, IST, é aquela transmitida pelo sexo desprotegido ou o sexo não seguro, que é o sexo sem camisinha. A mais conhecida e famosa dessas doenças é a AIDS.
A AIDS ganha destaque visto que é a doença mais grave desse grupo porque não tem cura. Na versão em português, as letras significam síndrome da imunodeficiência adquirida.
O termo IST enfatiza a possibilidade de transmissão dessas doenças mesmo sem a doença. Quando falamos sem doença quer dizer que não uma pessoa que não tenha sintomas já pode transmitir a infecção.
Em outras palavras, é possível que uma pessoa transmita uma doença, transmita um vírus mesmo sem apresentar os sinais ou sintomas da doença que causa, como é o caso da AIDS.
Isso esconde um grande risco, pois se já temos a tendência de sermos negligentes e relaxados em situações de risco claro, direto e evidente, pensa, então, quando não temos sinais nenhum de que algo está errado.
Podemos nos sentir seguros quando na verdade estamos carregando um vírus de uma doença grave e que ainda pode ser fatal, no caso AIDS sem o devido tratamento.
É possível que um portador do HIV conviva com o vírus durante anos sem desenvolver a doença, e durante todo esse período possa transmitir o vírus para outras pessoas.
Não importa por qual motivo a doença não evoluiu naquela pessoa, as pessoas que ela contaminar podem desenvolver a AIDS prontamente.
A palavra doença significa ausência de saúde e essa ausência começa a ser notada através de sinais e sintomas de uma determinada enfermidade, uma determinada doença.
No caso da AIDS, os sinais e sintomas são inespecíficos e podem ser facilmente confundidos com várias outras doenças. Na fase inicial, a AIDS pode apresentar febre e mal-estar, por exemplo.
Esses sintomas podem ser facilmente confundidos com sintomas de qualquer gripe ou resfriado, a COVID ou dengue. Mesmo com sintomas adicionais, a AIDS continua apresentando sintomas inespecíficos.
Nessa primeira fase da AIDS, nós ainda temos tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores também nos músculos e articulações, manchas e feridas na pele.
Contudo, esses sintomas podem não aparecer juntos ou aparecer da mesma maneira em diferentes pessoas, o que torna a avaliação clínica imprecisa.
Algumas outras doenças que fazem parte desse grupo são herpes genital, HPV, gonorreia, hepatite B e C, clamídia, sífilis e tricomoníase, para citar algumas.
Algumas têm sintomas bem específicos como manchas, bolhas e úlceras na região genital. Porém, tais sinais ou sintomas podem aparecer em outras partes do corpo e, portanto, não nos parecer tão evidentes.
É importante que tenhamos atenção e observemos nosso corpo e bem-estar diariamente, cuidado que vale para qualquer tipo de doença. Sempre que suspeitar de algo e tiver dúvidas, procure auxílio médico.
A forma como essas doenças podem ser transmitidas é igual, é o sexo sem proteção. A forma de prevenção também é bastante simples e bastante conhecida: A camisinha.
A camisinha é mais simples e mais barata forma de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Não importa se é a camisinha masculina ou feminina, o importante é usar.
Quando a prevenção falhar, nos resta conviver com as consequências das nossas escolhas e, com a exceção da AIDS, as outras doenças listadas têm cura.
O melhor e mais amplo sistema de saúde pública do mundo oferece cobertura para todas essas enfermidades, incluindo destacadamente para a AIDS, e isso pode começar aí no posto de saúde perto da sua casa.
Apesar da cobertura e da divulgação, a procura por tratamento médico depois de contrair essa doença ou essas doenças acaba bastante limitada. Pode ser por medo, vergonha ou preconceito da própria pessoa.
Nenhuma dessas doenças passa com o tempo, ao contrário apenas piora. Portanto, quanto mais cedo procurarmos o médico melhor o resultado o tratamento.
No caso da AIDS, mesmo não havendo cura, o tratamento garante qualidade de vida e mesmo a possibilidade de ter filhos livres da doença.
Então, as escolhas são nossas porque as consequências também são. Assim, pensemos melhor pensamos duas vezes e façamos melhores escolhas.
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse conteúdo ou quer saber mais, coloca aqui nos comentários que a gente responde brevemente.
Obrigado por nos assistir e até o próximo vídeo.
Comments