Nessa mini palestra online, abordamos de forma simples e direta a campanha do Outubro Rosa sobre a prevenção do câncer de mama.
Esse tipo de câncer causado pela multiplicação desordenadas das nossas células, como em qualquer câncer, mas no caso na região mamaria. Há vários tipos de câncer de mama e assim a doença pode evoluir de diversas formas, alguns tipos mais rápidos, outros mais lentamente.
Fatores como consumo de álcool, sedentarismo, obesidade ou sobrepeso após a menopausa, fatores de risco que aliás estão relacionados a outros tipos de câncer. Ainda estão inclusos nessa lista fatores de risco como primeira menstruação antes de 12 anos, não ter tido filhos, primeira gravidez após os 30 e menopausa após 55 anos. O uso de certos contraceptivos hormonais, reposição hormonal pós menopausa e histórico familiar de câncer de ovário ou de mama completa nossa lista.
Quando falamos em fatores de risco, falamos também no oposto e são os fatores protetores e a detecção precoce da doença. A maioria desses fatores protetores são bem famosos e de uso geral, atividade física, alimentação saudável, controle de peso, evitar o consumo de álcool. Outros fatores protetivos são bem específicos, como amentar e evitar o uso hormônios sintéticos como anticoncepcionais e reposição hormonal.
O principal sintoma é o famoso caroço na mama, mas os nódulos também podem aparecer nas axilas e pescoço, inclui ainda mama avermelhada e retraída, alterações no mamilo e secreção.
A detecção precoce é um fator importante de cura e assim que a mulher ao perceber qualquer sintoma, deve procurar imediatamente o médico, ou simplesmente fazer esses exames com frequência.
Exames, acompanhamento e tratamento estão disponíveis de forma gratuita através do SUS, então programe-se e mantenha seus exames em dia.
Conheça e experimente sem custo nem compromisso nossa SIPAT Online com mini palestras gravadas. Acesse nossa página e confira:
Comments